A História Antiga na implantação da BNCC: como assegurar o direito de aprendizagem deste objeto de conhecimento em nossas escolas?

Coordenação:  FABIO FAVERSANI (faversani@ufop.edu.br)

Assessoria: Ações usuais de Extensão - Comitê de Extensão

Setor: DEPARTAMENTO DE HISTORIA (DEHIS)

Resumo: A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) corresponde a um longo processo de discussão e deliberação sobre os direitos de aprendizagem. Seu formato final foi estabelecido em 2017, mas seu processo de implantação ainda se encontra em curso. A versão aprovada estabeleceu a História Antiga como central a vários objetos de conhecimento, especialmente no sexto ano. O objetivo deste projeto é construir, junto com professores(as) em formação e colegas em atuação, estratégias de didatização dos conteúdos e também materiais para uso nas escolas tanto pelos(as) colegas envolvidos diretamente no projeto quanto por aqueles(as) que tenham contato com os produtos do projeto através de sua divulgação. O projeto terá como etapas: 1. a discussão dos itens da BNCC relativos à História Antiga e os Livros Didáticos; 2. Construção de Planos de Ensino para serem aplicados nas escolas (a partir desta discussão); 3. Produção de conteúdos visando à formação continuada de professores(as) e materiais para consulta por estudantes, que serão progressivamente disponibilizados na internet. O processo de avaliação será feito através de discussão no grupo de participantes e pela recepção de retorno dos usuários dos materiais divulgados pela internet, além de pareceres de colegas especialistas e os dados quantitativos de acesso aos materiais.