Educação patrimonial, saberes arqueológicos e imprensa: o papel da divulgação científica na formação de professores da Educação Básica.

Coordenação: LEANDRO SILVA DE PAULA (leandro.silva@ufop.edu.br)

Assessoria: Ações usuais de Extensão - Comitê de Extensão

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCACAO (DEEDU) 

Resumo: O objetivo principal do projeto é possibilitar o diálogo e a formação de professores da educação básica que atuam em escolas públicas e privadas. A presente pesquisa ao considerer o potencial dos veículos de comunicação como um vetor de difusão educacional sobre os conhecimentos arqueológicos e científico possui o propósito de lançar discussão sobre questões relacionadas ao sentimento de pertencimento e de salvaguarda patrimonial. O intuito é possibilitar a criação de um espaço destinado ao diálogo e a troca de experiências entre os docentes; e gerar reflexões e questionamentos acerca do conhecimento científico e do trabalho desenvolvido nas instituições de ensino brasileiras. A partir da divulgação de notícias científicas relacionadas à proteção do patrimônio arqueológico, o presente projeto pretende capacitar os docentes por meio de leituras especializadas e de um arcabouço teórico que possibilite a ressignificação do fazer pedagógico e a salvaguarda de bens culturais.