Circula-Vídeo: produção audiovisual com smartphones

Coordenação: Evandro José Medeiros Laia (medeiroslaia@yahoo.com.br)

Setor: Departamento de Jornalismo

Resumo: O Circula-Vídeo é um projeto de produção audiovisual com smartphone, voltado para jovens e adolescentes, alunos da rede estadual de ensino de Mariana, no intuito de desenvolver habilidade para produção de peças audiovisuais e crítica de mídia, a partir de conversas com professores e profissionais da área e de oficinas práticas de roteirização, captação e edição de vídeos com uso de aplicativos no telefone celular e também a partir de computadores pessoais. O objetivo é registrar situações do cotidiano, na periferia da cidade, além do patrimônio imaterial da região, tanto no que diz respeito às manifestações culturais, como os reinados, os congados e a capoeira, assim como a memória da rede ferroviária, de modo que o audiovisual funcione como ferramenta para o conhecimento e o reconhecimento da própria realidade que os cerca, garantindo cidadania cultural e articulando saberes e memórias. Além disso, o projeto também propõem a reflexão sobre a produção audiovisual como ferramenta didática, com a realização de um seminário sobre o assunto, reunindo educadores e coletivos culturais que utilizam ferramentas e linguagens audiovisuais no processo de aprendizagem, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, em parceria com o Departamento de Jornalismo. O proposta também articula-se com a pesquisa sobre telefone celular, que já vêm sendo desenvolvida pelo proponente deste projeto desde 2012.