PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL BENTO RODRIGUES A PARTIR DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA DO ENCANTAMENTO INFANTIL E DA LITERATURA INDÍGENA

Coordenação: CRISTINA CARLA SACRAMENTO (cristina.sacramento@ufop.edu.br)

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCACAO (DEEDU)

Assessoria: AÇÕES INSTITUCIONAIS - PROEX/UFOP

Resumo: Esta proposta de pesquisa-intervenção pretende mediar, junto a Escola Municipal Bento Rodrigues, no município de Mariana (MG), o processo de formação crítica para o enfrentamento das desigualdades de gênero, no contexto da pandemia da COVID-19, utilizando a Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e a Literatura indígena.  Essa pesquisa se justifica  pelo grande impacto do rompimento da Barragem de Fundão nas trajetórias de vida da população atingida e dos processos de violências dele decorrente. Esta tragédia e crime tem marcas de processos de desigualdades e fenômenos estruturais envolvendo sobretudo mulheres e crianças negras. Para o desenvolvimento deste projeto, optou-se pela aplicação de questionário semiestruturado e o  método de pesquisa intervenção (AGUIAR e ROCHA, 2007), associado à Oficina em Dinâmica de Grupo, (AFONSO, 2007). Busca-se, ao longo dessa proposta: 1) construir o perfil das famílias participantes da pesquisa-intervenção e as condições de acompanhamento escolar no contexto da pandemia da COVID-19; 2) sensibilizar as professoras da educação infantil da Escola Municipal Bento Rodrigues, acerca das discussões contemporâneas de uma educação pautada na igualdade de gênero; 3) construir, junto a comunidade escolar, de intervenções para a promoção da igualdade de gênero durante o período de isolamento social gerado pela Covid-19; 4) ampliar do repertório literário das professoras e crianças da Escola Municipal Bento Rodrigues, por meio de referencial bibliográfico simbólico positivo de todas as mulheres, a partir de representações daquelas que são negras e indígena; 5) compreender as contribuições da Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infanto-Juvenil e a Literatura Indígena para o enfrentamento das desigualdades de gênero no contexto da pandemia da COVID-19.