Novos sujeitos de futuras histórias

Coordenação: KARINA GOMES BARBOSA DA SILVA (karina.barbosa@ufop.edu.br)

Setor: DEPARTAMENTO DE JORNALISMO (DEJOR)

Assessoria: AÇÕES INSTITUCIONAIS - PROEX/UFOP

Resumo: Este projeto busca continuar a promover ações voltadas a crianças de 4 a 8 anos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, em busca de construir, veicular e disseminar novas representações de gênero, alternativas àquelas hegemônicas na mídia, que reforçam as assimetrias do patriarcado e as desigualdades de gênero, ao mesmo tempo que proporciona formação gendrada do/a futuro/a jornalista da Ufop. Isso sem deixar de nos atentarmos aos atravessamentos do poder, especialmente raça e corpo  — atravessamentos esses manifestados por bullying, gordofobia e racismo, e que foram trazidos à nossa atenção na atividade de campo junto às crianças ao longo desses anos. O projeto intenta, ainda, discutir com educadores/as novas estratégias para as abordagens de gênero na escola. Utiliza, para tanto, ferramentas da comunicação e representações veiculadas pela mídia, além da estratégia do  brincar e de materiais educativos, investindo na ludicidade e na proximidade das linguagens de tais faixas etárias. A ideia é que esses sujeitos possam construir novos imaginários de gênero, que permitam a meninos e meninas identidades mais livres e com novos gendramentos, seja a partir das ações diretas com elas seja a partir de materiais educativos formulados com a participação delas e voltados a elas. As demandas por ações desse tipo têm se mostrado urgentes no contexto nacional, diante das violências que os sujeitos dissidentes da hegemonia heteronormativa têm sofrido, além dos ataques que estudos e movimentos de gênero têm enfrentado. Também se mostram importantes no contexto marianense, em que recebemos relatos e demandas de escolas para enfrentamentos das hierarquias de gênero, do machismo, da misoginia, de outros atravessamentos.