O MÉTIER DOCENTE E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA: CONSTRUINDO PONTES E CAMINHOS

Coordenação: ADA MAGALY MATIAS BRASILEIRO (ada.brasileiro@ufop.edu.br)

Assessoria: AÇÕES INSTITUCIONAIS - PROEX/UFOP

Setor: DEPARTAMENTO DE LETRAS (DELET)

Resumo: Esta proposta de formação continuada de professores de línguas das redes públicas municipais de Mariana e Ouro Preto atende a uma demanda de um grupo de professores de Mariana e tem como objetivo proporcionar aos participantes a vivência da práxis docente nos campos do ensino e da aprendizagem de língua na Região dos Inconfidentes, bem como a apropriação de gêneros do discurso profissional constitutivos do trabalho do professor, em especial, aqueles vinculados às atividades de planejamento, avaliação e atendimento educacional especializado. Além disso, pretende-se, por meio do curso, explorar atividades e práticas pedagógicas para o trabalho de alfabetização e letramento de alunos do Ensino Fundamental 2 que ainda não têm o processo de alfabetização concluído. Todo o trabalho toma como pressuposto a língua como uma atividade interacional e socioculturalmente situada, assim como o ensino da língua como uma prática social vinculada à realidade social dos usuários. Além de uma maior aproximação dos grupos de docentes vinculados à realidade educacional mais próxima da Universidade Federal de Ouro Preto, pretende-se que, ao final desta formação, os participantes tenham construído novos significados do trabalho que realiza e que tenham produzido reflexões e materiais para uma prática profissional mais significativa para eles e seus alunos.