Mostra Silvio Tendler de Cinema

Citation:

Abstract:


O Cine Faísca exibirá em 2019 a MOSTRA SILVIO TENDLER DE CINEMA, que acontecerá entre os meses de abril e novembro. O projeto integra o Programa de Extensão “Mineração do Outro: programa de cultura e crítica social” (UFOP/PROEX), que além do Cine Faísca e da Mostra Silvio Tendler é composto por mais três ações: o ‘‘Projeto Lavras de Versos bairro Santo Antônio’’, “Projeto Lavras de Versos bairro Cabanas’’, “Curso de Extensão: Ontologia, estética, arte e sociedade’’.

Numa região historicamente marcada pela expropriação da riqueza e pela violência contra a natureza e contra a classe trabalhadora, o “Mineração do Outro” busca contribuir com a “lavra” da riqueza mais autêntica de Minas Gerais: o próprio povo mineiro trabalhador. O “Cine Faísca” tem por objetivo proporcionar o acesso da população marianense a filmes que refletem a realidade latino-americana, brasileira e mineira, suas contradições, dramas e potencialidades, com o intuito de acender e disparar a faísca que desperta a consciência crítica da realidade e possibilitar a compreensão ampliada dos nossos processos históricos.

SILVIO TENDLER iniciou sua trajetória através do Movimento Cineclubista nos anos 1960. Em mais de 50 anos de atuação no cinema, Tendler produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, além de mais de uma dezena de séries, tendo criado no início dos anos 1980 a produtora CALIBAN, “especializada em filmes históricos e de cunho social” (http://caliban.com.br).

A MOSTRA SILVIO TENDLER DE CINEMA traz a proposta de proporcionar um panorama aproximativo e representativo da vasta e densa obra do premiado cineasta brasileiro, selecionando um conjunto de documentários agrupados em três painéis: Painel I “Sonhos Interrompidos”, Painel II “Capital e Barbárie” e Painel III “Coração de Estudante” . Está prevista na programação a vinda e a participação do cineasta a Mariana no mês de agosto.

No espírito provocativo dos documentários de Silvio Tendler, a Mostra busca constituir espaços de reflexão e debate sobre grandes temas e questões da realidade brasileira, em sua atualidade e em seus processos constitutivos. Lembrando que Tendler considera que existem “duas formas de lidar com o passado: uma como âncora que te prende e fixa e outra como uma bússola que te orienta e te guia para a vida”. E destacando também o o chamado claro, forte e posicionado do diretor: “Faça do cinema uma arma de luta, uma arma de reflexão, uma arma de pensamento”.

Cada painel, além de reunir um conjunto de documentários de Tendler, será aberto com um filme do cinema nacional. O filme que abrirá a Mostra será “Ganga Zumba”, de 1964. Baseado no livro de Felício dos Santos, o longa, dirigido por Cacá Diegues, retrata o Nordeste brasileiro, entre os séculos XVI e XVII, onde alguns escravos de um engenho de cana-de-açúcar tramam uma fuga para o Quilombo dos Palmares, uma comunidade de negros fugidos da escravidão, na Serra da Barriga. Entre eles, encontra-se o jovem Ganga Zumba (Antônio Pitanga), futuro líder daquela república revolucionária, a primeira de toda a América. A exibição será em espaço aberto, na praça dos ferroviários, em Mariana.

Já o documentário de Tendler que abrirá o Painel I “Sonhos Interrompidos” será “Josué de Castro – cidadão do mundo”, de 1984. “O filme retrata a vida e a obra do médico pernambucano Josué de Castro, intelectual engajado em um dos maiores e eternos problemas da humanidade: a fome. Autor de vários livros que discutem a fome como uma questão política, Josué representou o Brasil em vários órgãos internacionais, como a FAO, mas acabous sendo exilado pela ditadura militar” (Fonte: CALIBAN).

Lembrando ainda que após a exibição de cada filme, haverá debate onde TODOS E TODAS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR E CONSTRUIR COLETIVAMENTE A MOSTRA SILVIO TENDLER DE CINEMA!

Segue a programação:

silvio

Last updated on 06/17/2019