Curso de vigilância sanitária para comunitários no Festival de Inverno

Na manhã da sexta-feira, 5 de julho foi oferecido gratuitamente o curso de produção e processamento de produtos alimentícios em feiras ambulantes. Membros da Vigilância Sanitária de Mariana conversaram com moradores dos bairros Santo Antônio e Rosário que Iram realizar feira nos eventos do Festival de Inverno de 2019.

Durante quase duas horas foram destacados detalhadamente os procedimentos que devem realizar desde a procedência, compra e transporte dos alimentos, passando pelo pré-preparo em casa até chegar às mãos do consumidor final, já nas barraquinhas e feiras. A intenção dos participantes neste curso foi primordialmente  saber os procedimentos corretos para realizar a feira nas ações do Festival de Inverno mas posteriormente empreender comercio futuro nesta área, na cidade.

De maneira introdutória foi apresentada a questão histórica da Vigilância Sanitária no Brasil (desde Brasil Império) até chegar às questões atuais, como a o alto consumo de liberação de agrotóxicos no país. Detalhadamente foi exposto aos presentes os fatores que podem contaminar os alimentos. Desde aspectos físicos como pelos, cacos de vidro e pedras, passando pelos fatores  químicos como agrotóxicos até chegar nos biológicos, como protozoários, vírus e bactérias.

Os locais por onde passa o alimento também pode corrompê-lo. A área de produção e manipulação tem que estar o máximo possível controlada para evitar presença de insetos e outros vetores de doenças. Um alimento contaminado pode causar infecções e intoxicações alimentares que vão de graus leves como vômitos, gases, diarreia, tontura e febre até chegar em casos mais graves, podendo levar à morte. O certificado dado aos participante tem validade de um ano. De maneira detalhada eis alguns tópicos abordados:

- Atentar-se com o estado dos produtos adquiridos no mercado (embalagens amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas) não devem ser utilizados;

- Veículos específicos para o transporte (cuidado em não usar os mesmos veículos usados para transportar  animais domésticos por exemplo);

- Importância do recipiente em bom estado (caixas térmicas bem isoladas) e gelo sempre em embalagens lacradas, pois ao derreter a água pode agir como contaminante;

- Indumentária e paramentação adequadas durante a pré-produção e venda dos alimentos (toucas, jalecos, luvas e calçados fechados);

- Talheres e copos devem ser sempre descartáveis;

- Lavar as mãos sempre antes de manusear os alimentos;

- Tábuas de madeiras são proibidas;

- O descarte do lixo é sempre de responsabilidade do comerciante. A lixeira do manuseador do alimento deve ser de pedal;

- O manuseio do dinheiro deve ser feito por uma única pessoa;

- Há legislação específica sobre os molhos: a maionese é proibida de ser vendida em bisnagas, exceto em sachês industriais, devido a possibilidade de contaminação por Salmonella;

As ações do Caravana Festival de Mariana estão sendo norteadas em acordo com as parcerias realizadas junto às comunidades envolvidas, a saber: Ong Espaço Prainha (no bairro Sto. Antônio), Coletivo Rosário dos Pretos e Associação de Moradores do Bairro Rosário (no bairro Rosário), Associações de Bairros do complexo do Cabanas e direção da Escola Estadual João Ramos Filho (no bairro Cabanas), Circovolante (em Passagem de Mariana) e Coletivo Rock Generator (no palco Praça dos Ferroviários). Segue programação dos palcos do Caravana Festival de Inverno:

- 6 de julho, sábado (14h às 22h) - Rock Generator – Local: Praça dos Ferroviários,

- 7 de julho, domingo, (11h as 23h) - Movimenta Rosário dos Pretos. Local Rua Santa Efigênia (ao lado da Igreja do Rosário)

- 19 de julho, sexta (15h às 21h) - Local: Escola Estadual João Ramos Filho (Rua Diamantina, 661, Bairro Cabanas)

- 20 de julho, sábado (13h às 18h) -  Local: Esquina da Rua Belo Horizonte com Alameda Sete (Bairro Santo Antônio)

- 20 de julho, sábado (14h às 20h) – Local: Espaço Circovolante (Passagem de Mariana)

Last updated on 07/05/2019