Mídia, arte e resistência: I Edição do Simpósio Quintais no ICSA

Na semana do dia 12 a 14 de novembro, o Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) recebeu o Simpósio Quintais, promovido pelo grupo de pesquisa Cultura da Mídia em parceria com o Projeto de Extensão e coletivo (R)existir é preciso, Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFOP e Programa de extensão Cultura e Resistência.

Para o professor e um dos coordenadores do evento Cláudio Coração, todo esse movimento é importante para reafirmar o lugar que ocupamos na Universidade, para além dela e visibilizar a pesquisa como elemento importante desse lugar.

O evento contou com uma vasta programação de atividades como minicursos, exposições, apresentação de trabalhos e palestras com o objetivo de propor reflexões através de trabalhos artísticos, midiáticos e de resistência para pensar sobre o atual contexto e perspectivas políticas.

(Exposição Simifiosofia disposta no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas)

Crítica da Cultura Audiovisual

Foto: Marcelo Cardoso

A conferência de abertura ocorreu na segunda feira à noite (12/11) com o tema “Crítica da Cultura Audiovisual - visibilidade midiática e reconhecimento". A mesa foi mediada pelo  professor de Jornalismo Cláudio Coração com a convidada, professora e pesquisadora da Escola de Comunicações e artes da USP, Rosana de Lima Soares.

No encontro, a professora expôs partes de sua pesquisa sobre análise de produtos audiovisuais de reportagem e documentário, além de exibir e comentar trechos do documentário “Cidade Cinza” e “Pixo”. O tema foi desenvolvido a partir da discussão sobre estigmas sociais em produções audiovisuais, o que também fomentou a reflexão sobre o lugar dos sujeitos que narram sua própria história ,  ela ainda se atenta sobre o poder do discurso:" ele opera, convoca e aciona", sendo algo que interfere socialmente, representando algo que já existe no tecido social, mas deslocando e propondo novos modos de representação".

Os alunos que estiveram presentes no evento, aproveitaram para conhecer mais o trabalho da docente sobre a questão de visibilidade em lutas identitárias pela mídia. Adrienne Ferreira, estudante de Jornalismo do sexto período  e participante do evento afirmou como é importante a reflexão sobre a luta identitária, “ o que mais me tocou foi poder perceber que ainda há espaços para se falar, para se pensar e ser visto e como através do trabalho audiovisual, os sujeitos têm a autonomia de narrar sua própria história”, diz a estudante.

Last updated on 11/28/2018