FESTIVAL DE TEATRO COMUNITÁRIO DE MARIANA 2018

A segunda edição do festival de Artes - FESTECO foi um sucesso!

O Festeco aconteceu nos dias 17 á 23 de setembro recebendo cerca de 200 artistas do teatro amador de diversas cidades. Foram 38 ações envolvendo espetáculos, oficinas e rodas de debates em diversas escolas públicas, praças e espaços artísticos de Mariana como o SESI e o Paço do Mestre.

Robert Fercor, de 22 anos um dos coordenadores do evento conta que o evento procurou florescer a arte, tão necessária para as cidades do interior, a fim de sensibilizar os expectadores possibilitando-os de conhecer artistas e atores independentes. “É importante que as pessoas se façam protagonista de um festival que reúne pessoas de tanto locais e que as mesmas possa se ver pela primeira vez num palco profissional e com a presença de pessoas que valorizem a arte, para ajudar a disseminar a ideia da proliferação da arte”, declarou o artista.

O evento além de buscar a integração de artistas, também estruturou caminhos para complementar a cultura local. “O público de Mariana é carente de teatro, então ele agradece, começa entender a importância de um evento como esse, que é pioneiro e traz uma gama de possibilidades, e é isso que se quer, construir algo que movimente o público e os artistas de Mariana”, afirma Gabriel Cafuzo, coordenador do Festeco.

Manifesto pelo direito à poesia

Na quarta-feira (19), o festival levou ao Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA)o grupo de teatro Cia Boemia Literária. O auditório foi tomado pela poesia de resistência que, em tom imponente, anunciava: A arte não está morta.

Foto: Pamella Davis

A apresentação teatral misturou poesias autorais, músicas e disponibilizou um cenário que fomentava aos espectadores o sentimento crítico. “ A nossa intenção desde o início era poder dar a quem nos assiste um pouco de lucidez, da vida, salvar a mente das pessoas como dizemos na peça, essa experiência foi incrível, Mariana foi nosso primeiro palco”, conta Gabriel Vincícius, ator da Cia Boemia Literária.

O público foi composto por estudantes, da UFOP e da comunidade dos bairros Cabanas e Rosário, que ficaram muito atentos na apresentação aplaudindo de pé os artistas ao final do espetáculo.

O Festival Festeco contou com apoio cultural do Centro de Extensão de Mariana.

Last updated on 09/26/2018