Diálogos com a coordenação pedagógica: a/o pedagoga/o e sua prática

Coordenação: Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva (anandasilva1979@gmail.com)

Assessoria: Ações Institucionais - PROEX/UFOP

Setor: Departamento de Educação

Resumo: O curso pretende oferecer formação continuada a/o Pedagoga/o que atua nas escolas das municipal de Mariana, de modo que estes possam articular, de maneira estratégica, o caráter político-pedagógico do conhecimento que essa função emana. Através do estudo presencial e da formação de um grupo de estudos, pretende-se que a/o Pedagoga/o se articule para se expressar no saber, no fazer e no ser cotidiano do trabalho na instituição escolar. Partindo da experiência prática desenvolvida pela/o Pedagoga/o da escola pública, o curso se propõe a instrumentalizá-la/o de forma que possa (re)significar e (re)socializar seus fazeres e saberes ao responderem às exigências da função no cotidiano escolar. O que se pode notar é que tais demandas não só criam novas exigências para a atuação como também recriaram a identidade da/o Pedagoga/o, o que pode vir a comprometer a efetivação da qualidade da escola pública quando não apreendida.