CiDATAnia - Sociedade e Estatística / IPC-MARIANA

Coordenação: Chrystian Soares Mendes (chrystiansm@hotmail.com)

Assessoria: Programas, projetos e cursos

Setor: Departamento de Ciências Econômicas

Resumo: A inflação é um dos processos que afeta todas as economias mundiais. A mesma é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – IPC, que fornece a variação dos preços dos produtos da cesta básica nas principais regiões do país.  Contudo, muitas vezes este índice não reflete a realidade local de algumas cidades. Neste sentido, com o intuito de apresentar a sociedade de Mariana e região, como variam os preços dos produtos que compõem a cesta básica, bem como conhecer a variação dos preços dos bens calculados pelo IPC-MARIANA, que está subdividido em sete itens, a saber: alimentação e bebidas, vestuário, habitação, artigos de residência, transporte e comunicação, saúde e cuidados pessoais, educação e despesas pessoais. O projeto de extensão interdisciplinar CiDATAnia-Sociedade e Estatística, busca produzir dados e informações sobre consumo; divulgar os métodos de produção da informação e dos dados adquiridos;  formalizar o índice de preços ao consumidor de Mariana, além e realizar oficinas para a comunidade sobre orçamento familiar e finanças de forma continuada. Já foram realizados 30 boletins informativos, elaborados pelos bolsistas e divulgados a comunidade acadêmica e marianense por meio digital, informando as variações da inflação ao longo dos meses, bem como o custo da cesta básica e a quantidade e horas necessárias para sua aquisição. Os preços para cálculo do índice são levantados junto a 60 estabelecimentos comerciais. Já forma realizados minicursos e palestras sobre educação financeira em escolas públicas de Amarantina e no IFMG de Itabirito, sendo que já há outras escolas agendadas. Espera-se, assim que com este projeto a comunidade possa ter um controle melhor de suas economias e realizar um consumo mais consciente.