Roda de Conversa CEMAR reúne pessoas e provoca reflexões em torno da valorização das atividades extensionistas no contexto da Curricularização da UFOP

Outubro 9, 2020
Divulgação: Centro de Extensão de Mariana (CEMAR)

Na terça-feira (6), o Centro de Extensão de Mariana (CEMAR), em conjunto com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (PROEX-UFOP) realizou a primeira roda de conversa do mês de outubro. Com o tema “A valorização da atividade extensionista no contexto da curricularização”, o encontro contou com a presença de representantes dos colegiados e NDEs dos oito departamentos no âmbito do CEMAR, de Ouro Preto e de João Monlevade. Também prestigiaram a roda a Pró-Reitoria de Graduação e de Gestão de Pessoas (PROGEP) e o presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFOP. 

Como convidados e compondo o elenco central da roda, contamos com a assessora especial e eventual substituta da Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Inês Sousa, a professora do Departamento de Letras da UFOP, Rómina Laranjeira, e o Pró-Reitor de Extensão da UFOP, Marcos Knupp. 

Com o objetivo de ampliar o diálogo acerca dos modos de valorização da atividade extensionista no âmbito da UFOP, frente ao desafio da curricularização, e conhecer iniciativas de instituições que já incorporaram a extensão nos projetos pedagógicos dos cursos, enxergou-se no encontro uma oportunidade de perceber como os departamentos têm se adequado para atender à demanda da curricularização. Além de buscar preservar a essência do significado da extensão e lutar pela valorização desse pilar universitário.

A profª. Ana Inês Souza deu início à sua apresentação evidenciando a necessidade de se incluir a extensão na matriz curricular dos cursos de graduação e, ao mesmo tempo, garantir que os alunos possam ingressar nas atividades e concluir as horas exigidas. A docente da UFRJ mostrou como a inserção da extensão como horas obrigatórias reduziu a evasão de alunos e alunas na instituição e que a Resolução Nº 08/2014 (https://consuni.ufrj.br/images/Resolucoes/Resolução_nº_08_de_2014.pdf) valorizou a atividade extensioninsta dentro da universidade e nos criterios de avaliação.

Docente do Departamento de Letras e extensionista, a prof.ª Rómina Laranjeira detalhou o seu trabalho à frente do projeto “Bento Rodrigues: Histórias de Crianças para Adultos”, de forma a enfatizar como ocorre, nesse trabalho, a indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino. Rómina fez um relato detalhado da atividade extensionista, destacando como esse esforço passa despercebido nos instrumentos de avaliação do trabalho docente. 

Encerrando as apresentações dos convidados, o Pró-Reitor de extensão da UFOP, Marcos Knupp, fez um histórico do processo pelo qual a instituição vem passando para a implantação da curricularização, evidenciando a importância da sensibilização dos docentes que ainda não participam de atividades extensionistas. O Pró-Reitor também anunciou o adiamento da implantação da curricularização, por um ano, em virtude dos atrasos causados pela pandemia do coronavírus. 

Após as apresentações, os participantes da roda fizeram intervenções, comentários e questões acerca das exposições. Pelo trabalho desenvolvido há mais de uma década na UFRJ, Ana Inês Sousa foi alvo de inúmeras questões por parte dos docentes e fez importantes contribuições para que a extensão dentro da UFOP possa ter maior representatividade. 

Organizada pela Coordenadora do CEMAR, Ada Brasileiro e mediada pela Coordenadora do Arquivo CEMAR, Fernanda Silva, a Roda pode ser acessada no canal da PROEX, no YouTube, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=8ZMXu9_6cgo