Já está disponível o Podcast produzido pelos alunos da Escola Municipal Paracatu de Baixo

Agosto 25, 2021
Podcast produzido por alunos Paracatu de Baixo

Em parceria com a Escola Municipal Paracatu de Baixo e seus alunos, os projetos de extensão Identidades, Afetos, Cotidiano e Memória em Mariana, e Memórias do Trauma, produziram o podcast Identidades e Memórias com Paracatu de Baixo.

A produção reúne memórias, relatos sobre o momento de isolamento social e aulas online, e ainda cenários imaginados para o futuro, através de uma viagem no tempo. O produto foi feito em conjunto com alunos do 6o ao 9o ano da escola que participam de projetos do Programa de Extensão Sujeitos de Suas Histórias, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Identidades, Afetos, Cotidiano e Memória em Mariana

Criado em 2015, o projeto vinculado ao programa Sujeitos de suas histórias, busca continuar as ações para tornar atingidos da tragédia da Samarco. Seu objetivo é oferecer meios para que moradores de comunidades atingidas, sobretudo crianças e adolescentes, sejam capazes de narrar, verbo-visualmente, acompanhados de estudantes de jornalismo, fragmentos do que podem constituir suas identidades e imaginários, permeados pelo afeto como forma de conhecimento e apropriação de espaços.

Memórias do Trauma

O projeto vinculado ao programa Sujeitos de suas histórias, busca continuar as ações de escavar, resgatar, indexar, arquivar e socializar lembranças e suportes de memórias de sujeitos das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco, em 2015.