Você sabia que adolescentes e jovens da região estão mais do que ligados na produção audiovisual independente? O assunto foi debatido no dia 29 de agosto de 2018, quando ocorreu I Seminário de Democratização do Audiovisual. O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) recebeu cerca de 50 de alunos da rede pública dos ensinos fundamental e médio composto por 15 discentes da Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas, 16 da Escola Estadual Dom Silvério (ambas de Mariana) e 18 da Escola Municipal Dr. Alves de Brito (do distrito de Rodrigo Silva, de Ouro Preto).
Na ocasião foi realizada uma visita aos estúdios e laboratórios do curso de Jornalismo. Estúdio de TV, estúdio de Radio, estúdio da Web radio Plural e o laboratório multimídia de Webjornalismo foram percorridos por olhares curiosos onde os alunos fizeram diversas perguntas sobre o funcionamento dos locais e dos produtos ali produzidos, despertando a possibilidade de futuramente serem eles os próximos graduandos do local. Em seguida, já no auditório do Instituto, em 20 minutos de apresentação cada grupo mostrou alguns de seus produtos audiovisuais. Os jovens de Rodrigo Silva trouxeram à conversa o vídeo "O Homem do Saco", com 13 milhões de visualizações no youtube e produzido no distrito, obra realizada de maneira totalmente autônoma pelos adolescentes entre 11 e 14 anos de idade, desde a confecção do roteiro, filmagem e edição final. Outro trabalho que chamou muito a atenção foi o teaser "Deixa ela jogar" do bairro Cabanas. O vídeo venceu o concurso pedagógico “Desconstruindo práticas machistas no cotidiano da escola” realizado pela Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais (SEDPAC). O objetivo do concurso foi debater o machismo e a importância da desconstrução dessa prática dentro das escolas.
Uma conversa divertida e descontraída tomou conta do auditório onde os jovens trocaram informações sobre o universo do audiovisual como jogos virtuais, consumo de conteúdo no youtube e aplicativos que mais seduzem os adolescentes hoje. Também foi ressaltada a necessidade de vídeos acessíveis para pessoas com baixa visão ou cegueira e para pessoas portadores de deficiência auditiva através de legendas e linguagem de sinais. A partir das discussões e estímulos um grupo de alunos da escola Dom Silvério já marcou um primeiro encontro na Estação de Mariana para conhecer o estúdio do Vagão Audiovisual - junto com o projeto de extensão Circulavideo - já com o objetivo de projetar ações audiovisuais para os próximos meses na escola.
o evento foi realizado pela parceria firmada entre o projetos de extensão Circulavideo, projeto Nos Bastidores da Notícia e pelo Coletivo MICA.
Link do Vídeo "O Homem do Saco" https://www.youtube.com/watch?v=vCzIxvFrn7o
link do vídeo "Deixa ela jogar" https://www.youtube.com/watch?v=jMVTuk9K3XU
Video do Evento: https://www.youtube.com/watch?v=rGkcTdtw4qw&feature=youtu.be
Texto: Thiago Caldeira
Fotos: Elvis Rodrigues