Violência contra as mulheres: Vamos falar sobre isso?

Na quarta-feira (31), o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) recebeu a roda de conversa  sobre o tema violência contra as mulheres. O encontro mediado por Marta Maia da Pesquisa Pró- ativa  Vidas e Karina Gomes do projeto de extensão Ariadnes teve por objetivo ampliar os relatos de mulheres que já foram vítimas de quaisquer tipos de abuso, dentro ou fora da universidade.

Com cerca de 30 alunos dispostos em círculos, as professoras de Jornalismo deixaram a conversa livre para os presentes expor seus relatos pessoais, inquietações e debater sobre os diferentes tipos de abusos e como combatê-lo. O momento serviu para estimular a denúncia das práticas abusivas e o apoio mútuo entre os abusados.

Karina Gomes destaca a importância do relato, “ o testemunho é primordial, para romper com ciclos de violência, é necessário para superação e tem gente que nao consegue  mas nosso papel é proporcionar espaços para as pessoas falar, quando um fala, todos podem se ajudar. Assim pessoas são ouvidas e acolhidas.”

O Projeto Vidas e o Projeto Ariadnes realizarão outros encontros a partir do próximo semestre letivo, os organizadores pedem as mulheres que queiram compartilhar as suas experiências para os e-mails: ariadnes@ufop.edu.br ou vidas.ufop@gmail.com.

* As identidades das mulheres serão mantidas sob sigilo.

Last updated on 11/07/2018