Lugar desenhado: oficina de quadrinhos

Coordenação: Hila Bernadete Silva Rodrigues (hilarodrigues@hotmail.com)

Assessoria: Cultura e Arte

Setor: Departamento de Jornalismo

Resumo: O projeto se propõe a dar continuidade ao oferecimento de oficinas de histórias em quadrinhos às comunidades de Mariana e distritos. A ideia é possibilitar novos conhecimentos sobre esse tipo de narrativa e produzir conteúdos próprios da arte sequencial. As HQs são reconhecidas como potenciais instrumentos para o desenvolvimento de narrativas que permitem explorar os campos jornalístico, biográfico, autobiográfico e histórico, entre muitos outros que tangenciam a memória. O projeto intenciona realizar oficinas de quadrinhos para moradores das comunidades que se interessem por contar suas próprias realidades a partir desse tipo de linguagem. Para isso, são mobilizados recursos teóricos e técnicos, de maneira a possibilitar a produção de histórias em quadrinhos que, num segundo momento, possam ser distribuídas na região. O material também pode ser divulgado por meio de fanzines e publicações de revistas em quadrinhos. Objetiva-se, assim, auxiliar a comunidade na produção de discursos próprios, que atendam às suas demandas de discussão e reflexão, mas em formato amplamente consumido mundo afora. Ao dialogar com disciplinas oferecidas pela UFOP, como Jornalismo em Quadrinhos e Jornalismo Cultural, o projeto estabelece uma nova frente de relação entre a universidade e as comunidades vizinhas. Na primeira fase, o projeto envolveu a Escola Municipal de Passagem, por meio de um projeto junto à Biblioteca do Osquindô (Mariana-MG)