Educa PET - Curso Preparatório para o ENEM

Coordenação: Francisco Horácio Pereira de Oliveira (chico.horacio@gmail.com)

Acessoria: Programas, projetos e cursos

Setor: Departamento de Ciências Econômicas

Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim do ciclo básico da educação. Desde 2009, o exame passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior público e privado. A fim de contribuir com os objetivos do ENEM, e também proporcionar uma atividade integradora entre os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) todos vinculados à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), propõe-se em uma ação conjunta de extensão, a criação de um curso preparatório para o ENEM. O curso preparatório busca auxiliar os alunos do Ensino Médio da rede pública de Ouro Preto e Região dos Inconfidentes para que estes possam obter melhor desempenho no exame e vir a pleitear vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo na UFOP que está inserida na região. Sabe-se que os pré-vestibulares comunitários surgiram no Brasil devido problemática das desigualdades de acesso ao Ensino Superior, especialmente da rede pública de educação (ZAGO, 2009). Percebendo a baixa representatividade de discentes naturalmente residentes das cidades de Ouro Preto e Mariana nos cursos de graduação da UFOP, a situação socioeconômica na qual a população das cidades se encontra e a quantidade de cursinhos populares, os grupos do PET da UFOP realizaram uma proposta (piloto) em 2016 na cidade de Mariana e em 2017 houve a consolidação do projeto na cidade de Ouro Preto, sendo que tal edição contou com a parceria dos Pensadores Inconfidentes. Devido ao sucesso das atividades realizados em 2017, o cursinho busca dar continuidade às suas atividades em 2018.