Arte na escola: culturas Latino-americanas

Coordenação: Rodrigo Correa Martins Machado (rodcorreamac@gmail.com)

Setor: Colegiado do curso de Letras

Resumo: O projeto será realizado com alunos do ensino fundamental II, na Escola Estadual Dom Silvério, em Mariana. Os encontros acontecerão uma vez por semana, com a duração de uma hora. Trabalharemos com atividades relacionadas a literatura, poesia, música e cinematografia da América Latina, com o intuito de mostrar aos alunos que há outras formas de aprender a cultura do nosso continente. Sabemos que há um costume na omissão da história latino-americana e suas importantes figuras, para isso, traremos de forma lúdica e agradável, o sentido de conhecer a verdadeira cultura latina, como forma de agregar a compressão identitária enquanto indivíduo e como coletivo. Por compreender nossa dificuldade em encontrar o sentido de enxergar a América Latina como continente e a sensação de pertencimento, o objetivo do projeto caminha na contramão da escola porque foge ao padrão da formação utilitária. Neste sentido, o projeto visa favorecer a descoberta de grandes escritores, poetas, músicos e cineastas que favoreceram na construção da narrativa latinoamericana. Queremos que os alunos descubram a multiculturalidade do território latino, transpassando a vulgarização vigente, através de uma influência simples e didática. Portanto, para contribuir com uma formação mais rica e crítica do nosso espaço, o projeto é motivado através da exploração de contos, poesias, filmes e músicas fazendo com que os estudantes entrem em contato com novas experiências formativas, incentivando o auto¬conhecimento de nossa sociedade e o conhecimento do seu lugar entre os outro, construindo redes informáticas e produções narrativas, musicais e audiovisuais, requerendo a garantia da diversidade e a interculturalidade no circuito escolar. Estamos em uma época em que cresce a aceitação do pluralismo cultural na educação e nos direitos políticos, mas estreita-se à diversidade nas indústrias culturais e o acesso à este material.