Áfricas em trânsito: diálogos mediados pelas linguagens da literatura, do cinema e da música africanos

Coordenação:  BERNARDO NASCIMENTO DE AMORIM (bernardo.amorim@ufop.edu.br)

Assessoria: Ações usuais de Extensão - Comitê de Extensão

Setor: DEPARTAMENTO DE LETRAS (DELET)

Resumo: Inspirada nas ideias que configuram uma “pedagogia decolonial” (WALSH, 2009) e assentada no princípio da interação dialógica, a proposta visa fazer uso da literatura, do cinema e da música africanos como objetos para a troca entre sujeitos da universidade e da educação básica. Com a parceria dos colegas da Escola Estadual João Ramos Filho e com o suporte do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, acreditamos poder contribuir com os esforços para a efetiva implementação das leis que criaram a necessidade do ensino das histórias e das culturas africana e afro-brasileira, no país, bem como com os esforços dos movimentos negros de Mariana e região para o combate às ideologias racistas ainda vigentes entre nós.